NAVEGUE PELA COBERTURA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA POR 100 ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

25 de junho de 2008

Com-Vida em Itanhaém lança blog


Notícia de João Malavolta, do Ecobservatório e Coletivo Educador da Serra do Mar:
Blog educomunicativo é criado para difundir e expressar as ações socioambientais realizadas no programa de Educação Ambiental Braço de Orion 001 na cidade
Após dois meses desde o inicio do programa Braço de Orion 001, que trata da formação de Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida)
Desde o inicio das atividades nos mês de abril de 2008, oficinas de educomunicação, reencantamento humano e educação ambiental são oferecidas aos 41 aprendizes do programa. Entre os objetivos da Com-Vida estão o de criar na escola espaços dos alunos para os alunos, mobilizar o debate sobre as questões socioambientais da comunidade, além de enraizar práticas participativas em busca da melhoria da qualidade de vida sob os princípios de que “jovem educa jovem” e “jovem escolhe jovem”.
Para expôr as formas e maneiras de como o processo educacional do programa é realizado e incorporado no dia-a-dia da escola o blog Com-Vida Itanhaém foi criado para ser mais uma ferramenta de expressão das ações realizadas em Itanhaém.
No espaço virtual criado será possível acompanhar todo o andamento do programa e trocar informações com outros projetos afins, bem como possibilitar aos navegantes a sugestão de criticas e comentários sobre as formas que a educação socioambiental no Brasil é conduzida.
Entre as inovações que o blog traz está o mural de recados que serve como “janela” criativa para os alunos da Com-Vida postarem comentários e expor suas duvidas junto a equipe técnica do programa.
nas escolas, o programa realizado na EM Maria Aparecida Soares Amêndola em Itanhaém/SP (em atividade na foto), vem se destacando como exemplo de práticas socioambientais participativas na formação de valores sociais entre os alunos.
O Programa de Educação Ambiental – Projeto Braço de Orion 001 é gerido a nível estadual com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), tomados pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, e em Itanhaém é executado pela Equipe Técnica de Educação Ambiental formada por Técnicos da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Departamento de meio Ambiente.
São parceiros estratégicos do Programa a REJUMA – Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, a REBEA - Rede Brasileira de Educação Ambiental, REPEA – Rede Paulista de Educação Ambiental, REABS – Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista, Rede Paulista de Agendas 21 Locais e Rede de Agendas 21 do Litoral Paulista, Carta das Responsabilidades Humanas, Green Map System e GYAN - Global Youth Action Network.

Débora Menezes

Nenhum comentário: