"A educação ambiental requer a democratização dos meios de comunicação e seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade". A recomendação é uma das ações do Tratado de Educação Ambiental Para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
Isto lembrado, de uma forma poética (por Michele Sato), nos coloca diante dos grandes desafios da educomunicação. Pois, as práticas educomunicativas, resultado da inter-relação entre Comunicação e Educação (a educação usando as tecnologias da comunicação ou a comunicação produzindo para a educação), desenvolvem-se a partir da democratização da comunicação e a acessibilidade à informação. Portanto, a educação socioambiental, praticada pela educomunicação, visa desenvolver atividades comunicativas democráticas e participativas, garantindo a dialogicidade dos processo comunicativos.
O VI Simpósio de Educomunicação, abre a possibilidade de um amplo diálogo entre ambientalistas, educadores e produtores de informação, para o fortalecimento de ecossistemas comunicativos democráticos, abertos e participativos, voltados para uma intencionalidade educativa e para a implementação dos direitos humanos.
Carmen Gattás
Postado por Carmen Gattás
19 de setembro de 2008
Tratado de Educação Ambiental, Michèle Sato
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