NAVEGUE PELA COBERTURA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA POR 100 ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


8 de outubro de 2008

A Educomunicação junto ao Instituto Supereco - http://blog.supereco.org.br



A equipe de educomunicadores do Instituto Supereco, trabalhando a temática socioambiental com a comunidade de Caraguatatuba, no entorno do rio Juqueriquerê, começa a colocar no ar, diariamente, seus programas de rádio produzidos por estudantes e moradores do município.

Estes programas são o resultado das oficinas e encontros semanais de Educomunicação do projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos, promovidos pelo Instituto Supereco, com o patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Ambiental.



Os temas debatidos, pelos participantes deste projeto, têm movimentado a cidade de Caraguatatuba. E através de ações investigativas, pesquisas e entrevistas cedidas pelos moradores mais antigos e por autoridades da cidade, estão conseguindo fazer um levantamento histórico desta região.
Neste movimento colaborativo, onde todos têm a chance de participar, descobrem-se como sujeitos e, num processo dialético, expõem suas idéias, buscando chegar a soluções possíveis para os problemas do rio e da cidade.

Algumas ações têm crescido com este projeto, como podemos destacar:
• O recolhimento do óleo de cozinha usado, para a produção de sabão (eles recolhem o óleo, dando em troca o sabão produzido);
• A discussão em torno da separação do lixo e a busca de alternativas para a realização da reciclagem;
• A investigação sobre a rede de esgoto da cidade;
• A pesquisa sobre a história da cidade;
• A constante observação da relação entre problemas ambientais e as doenças na região.

Escutem os programas “Na Rede do Juqueriquerê” de segunda a sexta – 9h55 às 10h e aos
sábados – 11h45/12h, transmitido pela Rádio Oceânica AM, em Caraguatatuba (670 khz no dial ou na rádio virtual ao vivo – www.radiooceanicaam.com.br).

Enviem idéias e participem da avaliação destes programas escrevendo para:

rededojuqueriquere@supereco.org.br

Aguardamos por sua participação!

Carmen Gattás



Nenhum comentário: