NAVEGUE PELA COBERTURA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA POR 100 ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


28 de maio de 2008

Mantega: Brasil vive modelo de desenvolvimento econômico sustentável - O Globo - May 27, 2008 Tuesday

Ministro diz que o Brasil vive modelo de desenvolvimento econômico sustentável;
Mantega: Brasil vive modelo de desenvolvimento econômico sustentável

RIO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, começou nesta terça-feira sua palestra no XX Fórum Nacional fazendo uma alusão ao tema do seminário, que trata dos 200 anos de independência econômica brasileira.

- Estamos vivendo uma nova era no Brasil. A independência econômica está começando hoje, marcada pela redução da vulnerabilidade externa, respaldada por US$ 200 bilhões de reservas. Estamos vivendo um novo modelo de desenvolvimento, o mais longo ciclo de crescimento dos últimos 30 anos, algo que não acontecia desde os anos 70 - afirmou.

Segundo Mantega, no entanto, o crescimento econômico é hoje mais vigoroso e equilibrado, o que dá mais sustenbilidade à economia, impulsionada pelos mercados interno e externo.

- Há um novo papel do estado, uma nova forma de regulação e de política econômica e social. Gozamos de um reconhecimento internacional e hoje temos outro papel no cenário internacional. O Brasil passou de coadjuvante para protagonista - avaliou.

Para ilustrar essa importância, o ministro citou o artigo do jornal britânico The Guardian dizendo que o Brasil é o gigante da nova economia internacional.

- Se eu dissesse isso, seria rapidamente criticado. Como foi o The Guardian, pasou sem muitas críticas - acrescentou.

Nenhum comentário: