NAVEGUE PELA COBERTURA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA POR 100 ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


22 de julho de 2008

Mídias na Educação: MEC reúne coordenadores do programa

Entre 22 e 23 de julho, a Secretaria deEspecial de Educação a Distância reuniu, na Academia de Tênis, em Brasília, o 2º Encontro de Coordenadores do Programa Mídias na Educação, para discutir sua implementação. O programa, que visa oferecer formação continuada para o uso pedagógico de tecnologias da informação e da comunicação - tevê, vídeo, informática, rádio e impressos - vai dobrar o número de vagas aos professores da rede pública este ano. Com aproximadamente 26 mil professores já inscritos, terá início em setembro a terceira edição do curso do ciclo básico. As vagas vão atender à demanda do Plano de Ações Articuladas (PAR), que estabelece metas e indicadores de qualidade para o melhor desempenho da educação básica.
Desenvolvida pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), em parceria com secretarias de educação e universidades públicas, a versão experimental do programa foi implementada, on-line, para 1.200 potenciais multiplicadores e tutores de todos os estados brasileiros. Em 2006, foi iniciada a versão on-line do ciclo básico, com certificação em extensão, para dez mil profissionais da educação básica em todo o país. Desde então, cerca de 25 mil professores já foram beneficiados. "Nosso objetivo é contribuir para a formação de um leitor crítico e criativo, que seja capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias", afirma o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky. Com foco na integração de tecnologias e no trabalho colaborativo, o Mídias na Educação pretende ser uma referência para cursos on-line. Segundo a coordenadora do programa, Simone Medeiros, além da expansão das vagas, o material didático utilizado no curso está sendo consolidado e adaptado. "Em parceria com 33 universidades, produzimos 900 horas/aula de curso que podem ser utilizadas conforme as necessidades locais de cada região do país", destaca. Outro objetivo do programa é preparar os professores para utilizar as ferramentas encontradas no Portal do Professor.

NCE participa
O NCE/USP participa da reunião dos coordenadores estaduais do programa Mídias na Educação através da Profa. Dra. Patrícia Horta, responsável pela equipe de tutores que acompanham os cursistas no Estado de São Paulo. Segundo o Supervisor do programa para o Estado de São Paulo, Ismar de Oliveira Soares, a Universidadde de São Paulo apóia a proposta de forma integral, tendo o NCE produzido quatro dos dez módulos voltados para a mídia rádio, envolvendo uma equipe de aproximadamente 60 especialistas para atender os inscritos de 300 municípios do Estado, além de professores da rede estadual de educação.. No caso específico do Estado de São Paulo, a retomada das atividades se dará no dia 19 de agosto próximo.

Postado por Carmen Gattás

Um comentário:

Antonia Alves disse...

Olá,
seria possível enviar-me a programação com palestrantes que vão estar no Simpósio de Educomunicação - é para publicação no Portal Educacional Aprendaki (www.aprendaki.com.br) e para meu blog - Educomunicação (http://antoniaalves.blogspot.com/)

atenciosamente,
Antonia Alves
antoniaalves@aprendaki.com.br