NAVEGUE PELA COBERTURA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA POR 100 ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


8 de novembro de 2008

Painel 1 - Meio Ambiente, Redes e Mobilização Cidadã



O meio ambiente e a sustentabilidade por meio da prática de mobilização cidadã em espaços públicos, assim como a formação de redes envolvendo setores específicos da população como a juventude, os educadores ambientais e os pesquisadores do meio ambiente nas várias regiões do país.


Moema Viezzer, cientista social e mestre em sociologia, diretora da MV Consultoria em Educação Socioambiental, que presta assessoria a Itaipu binacional. Atuou no Movimento Feminista e trabalhou com educação ambiental na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), e ajudou a articular uma jornada na Eco-92 que resultou no Tratado de Educação Ambiental Para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade global – um dos documentos que é referência na educação ambiental contemporânea.


Bruno Pinheiro, Educador Ambiental, é diretor de Comunicação da ONG Ecosurfi - Entidade Ecológica dos Surfistas desde 2004. Participa como moderador da REABS - Rede de EA da Baixada Santista, sendo um dos gestores do Coletivo Educador Serra do Mar. Integra o Grupo Gestor da REPEA - Rede Paulista de EA, pela qual participou na construção da Política Estadual de Educação Ambiental em São Paulo, como mobilizador e também facilitador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Não-Formal do III Encontro Paulista de EA. É também um dos articuladores do CJ Caiçara e facilitador do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de São Paulo (CJ-SP). Atualmente compõe o Colegiado de Coordenação da Rede de Agendas 21 do Litoral Paulista (GT Comunicação), atua na interlocução da REJUMA - Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental e participa da ENCEA - Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do SNUC.


Jurandir Novaes, Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, UFPA, Belém, PA


Rose Marie Inojosa, SVMA/CEA/UMAPAZ


Patrícia Otero, Pedagoga e especialista em Meio Ambiente pelo ISER-RJ. Atua no movimento ambientalista desde 1987, mais especificamente no campo da educação ambiental. É fundadora e coordenadora do 5 Elementos-Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. Nos últimos anos vem se especializando na área de redes e tecnologias da comunicação para EA. É elo articulador da REPEA - Rede Paulista de Educação Ambiental e faz parte do programa “Liderança para a Segurança Climática do LEAD”.
Referências sobre o palestrante: www.5elementos.org.br

Postado por Carmen Gattás

Nenhum comentário: