NAVEGUE PELA COBERTURA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA POR 100 ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


11 de novembro de 2008

Professor Carlos Lima comenta Prêmio de Educomunicação

O Prof. Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do Programa Nas Ondas do Rádio, da Prefeitura Municipal de São Paulo, acaba de enviar aos seus colaboradores e aos educomunicadores das escolas da rede municipal de ensino, uma correspondência em que comenta a outorga do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação, a ele concedido no dia 29 de outubro, por ocasião do VI Simpósio Brasileiro de Eduocomunicação, no SESC-Vila Mariana. Segue o teor da correspondênvia:

Caros Amigos e Amigas,

Tenho a felicidade de compartilhar com os amigos e amigas minha alegria em ter ganho o Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação oferecido pela USP durante do Simpósio Brasileiro de Educomunicação. Fico muito feliz e ao mesmo tempo compartilho o prêmio a todos que direta e indiretamente apoiaram e tem apoiado nossas iniciativas para o desenvolvimento do Programa Nas Ondas do Rádio (EDUCOM).

Cheguei a gestão do Programa em 2006 e sempre vislumbrei que a proposta do Programa fosse compartilhada com todos os amigos na escola. Pra mim um projeto que não se articula e não cria parceiros morre. Não sou o dono do Programa ele é de todo mundo e tudo que procurei fazer ao longo destes anos e compartilhar minhas estratégias e conteudos para quem quisesse desenvolver a proposta.

Por isso, apesar de dividir o meu dia entre trabalhar no Programa e atuar como professor em uma escola da periferia sempre foi um prazer imenso atender cada um de vocês. Não foi e espero que não seja nenhum esforço dividir minhas coisas com vocês.

Meu agradecimento aos amigos das Tecnologias (POIES) que sempre apoiaram a proposta e hoje desenvolve a proposta de Educomunicação também nos laboratórios de Informatica Educativa. Foram sem dúvida os primeiros parceiros e certamente não esquecerei de oferecer o meu esforço para auxiliá-los no trabalho.

Os amigos e amigas de SAP que compraram nossa proposta e esta desenvolvendo novas estratégias com uso das linguagens mídiaticas para ajudar meninos e meninas que mais necessitam de acompanhamento na escola, ou seja, alunos com dificuldade de aprendizado. Cada um de vocês professor(a)s são como mães destes meninos e me toca o trabalho que vocês fazem eles. Divido meu prêmio com vocês.

A todos professores que desenvolve ou articula o trabalho de protagonismo através das Radios Escolares e que apesar de todo os problemas insistiram em implementar o Projeto em suas escolas. Sei que não é fácil já que fui por muito tempo articulador nas escolas que passei e sei que a desconfiança pedagógica do tabalho com os meninos é presente inclusive em nosso meio. Vocês sabem o que estou dizendo. Sejam persistente e se apoiem em quem quer ajudar. Os meninos precisam ter voz na escola e vocês certamente são a referência para este jovem. Compartilho também o prêmio com você.

Eu poderia citar várias pessoas nominalmente que apoiaram e tem apoiado o Programa mas particularmente gostaria de agradecer especialmente o apoio de Regina Lico Suzuki e também ao meu amigo e mestre Prof. Ismar Soares de Oliveira ( o pai da criança).

Agora é claro que o maior valor agregado ao trabalho realizado ao longo destes 2 anos foi ver o olhar da criança e adolescente feliz , satisfeita, contente..... Este foi o maior prazer que tive em coordenar o Programa até hoje. Vejo isto constantemente quando convido os meninos para participarm de uma cobertura jornalistica ou quando vou até uma escola oferecer uma formação. Amigo e amiga me sinto privilegiado por isso me cansado estar por qui é muito prazeroso .

Não sei se ficarei na gestão do Programa. Também penso que esta é uma corrida de entregar o bastão para o outro. Não sou dono do Programa eu só visto o Programa em mim. E tenho uma opinião sobre qualquer projeto. O bom que ele não tenha dono seja de todo mundo e todo faça e ajude a mantê-lo vivo.

Quero finalizar pedindo desculpas caso não tenha atendido a todos e dizer que estarei a diposição para atendê-los seja na sua escola, na DRE em SME. Caso venha estar nos próximos anos tenho a convicção que o Programa vai melhorar ainda mais. Claro que para isto vou precisar de muito apoio.

Por fim também quero agradecer o apoio dos amigos do curso Carta da Terra que me recebeu nos encontros de formação e certamente serão parceiros do Programa nos próximos anos e a todos amigos e amigas de outros estados e daqui mesmo que participam do E-Group Nas Ondas do Rádio sempre tem apoiado nossas iniciativas
Carlos Alberto Mendes de Lima
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO

Postado por Carmen Gattás

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite!
Parabens pelo prêmio!

Sou estudante de comunicação social e estou fazendo fazendo trabalho de projetos experimentais II, onde cmeço a fazer o projeto da minha monografia. Ainda não estou com o tema definido, mas estou disposta a pesquisar sobre a utilização das novas tecnologias e as mudanças socias que elas podem fazer. Gostaria de saber onde posso encontrar na internet sobre a própria internet como ferramenta da educomunicação. e se tem algum autor para me indicar sobre esse assunto. obrigada.

Graci Antunes
graci.antunes@gmail.com