NAVEGUE PELA COBERTURA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA POR 100 ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


16 de maio de 2008

Perguntas e respostas sobre o aquecimento global



O IPAM acaba de lançar uma cartilha Perguntas e Respostas sobre o Aquecimento Global, com as principais questões relacionadas às mudanças globais, desde seus fundamentos até políticas públicas que estão em discussão para mitigar seus efeitos. São 32 perguntas e respostas sobre o tema, que vão do que é o aquecimento global e gases de efeito estufa a informações sobre a Convenção do Clima e o Protocolo de Quioto, passando por questões como o papel do desmatamento nas mudanças climáticas e a legislação brasileira sobre o assunto. Além disso, a publicação traz um glossário e bibliografia sobre o tema.

Os autores são Erika de Paula Pedro Pinto, Paulo Moutinho e Liana Rodrigues, com projeto gráfico e editoração eletrônica de Vera Feitosa e ilustrações de Maclei Souza, Fabrício Piani, Bernardo Buta, Cássio Costa e Laura Dietzsch. A cartilha é gratuita e pode ser adquirida em formato impresso, através de solicitação ao IPAM (através do telefone 061-3349-3698 ), ou em formato digital (em alta e baixa resolução), na Biblioteca do site Clima e Desmatamento.

No prefácio do livro, o físico Paulo Artaxo, um dos cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU), diz: "O modelo de desenvolvimento utilizado por nossa sociedade nos últimos 150 anos e disputas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento estão no cerne desta questão. O Brasil tem um papel muito importante, pelas suas vantagens estratégicas (abundância de hidroeletricidade, programa de biocombustíveis em larga escala, recursos de energia solar e eólica importantes, Amazônia etc.), mas precisamos urgentemente controlar o processo desordenado de ocupação da Amazônia, pois o pior uso que podemos fazer deste riquíssimo ecossistema é queimá-lo, transformando sua rica biodiversidade em gases de efeito estufa. Esta é uma tarefa de todos nós brasileiros, e esta cartilha do IPAM discute algumas estratégias para que o país possa utilizar seus vastos recursos naturais de modo inteligente e que as novas gerações de brasileiros possam usufruir de um clima e um ambiente saudáveis."

Para download da cartilha, acesse o site:

http://www.climaedesmatamento.org.br/biblioteca

Fonte: Clima e Desmatamento


Postado por Ricardo Ferrão às 12.5.08 0 comentários
Marcadores: Aquecimento Global, Divulgação, Mudança Climática

Nenhum comentário: